19/05/2011

Cada pessoa é inteligente com as coisas que aprendeu.

Era uma vez um esquilo. O esquilo, fazia buracos na árvore, para outros esquilos irem para lá viver. Trabalhava muito. Juntava toda a comida que tinha para comer mais tarde. Juntava também tudo o que os outros esquilos lhe quisessem dar. Certo dia, quando estava a acabar de fazer uma casa, para um esquilo, viu a correr, uma esquila muito bonita. Era filha de um senhor, para quem o esquilo tinha feito a casa à bem pouco tempo.

Todos os dias quando ia trabalhar via-a toda contente a ir para a escola. Esta escola era para quem podia. Para quem sabia muito e estudava muito. O esquilo, sabendo isto, ficou triste, porque sabia que as pessoas espertas, não gostam de pessoas burras. Porque acham sempre que são desinteressantes. Enganava-se com este pensamento. Não seria a melhor maneira de pensar. Mesmo assim, o esquilo tentava falar para ela. Tentava ser interessante como qualquer pessoa sempre é. Muitos e muitos anos passaram, tentando conversar com a rapariga. Só que a coragem, era pouca e cada vez que ia para falar com ela, ficava triste por se achar burro, sem saber nada de nada e sem qualquer interesse. Até que um dia, a esquila, começou a conversar com o esquilo, por o ter visto chorar. Perguntou-lhe porque chorava. Ele respondeu que era por se achar demasiado burro, para falar com ela.


A esquila, pegou-lhe na mão e perguntou-lhe, qual era a melhor maneira de fazer um buraco numa árvore sem a estragar. E ele lá lhe disse, com a sua sabedoria. Aí, ela disse-lhe que ele era espero à sua maneira. Que, mesmo não sabendo muita coisa, e não estudasse, não precisaria de ter medo, ou sentir-se triste. As pessoas são todas interessantes. Desde que sejam simpáticas umas com as outras, que respeitem as suas opiniões e discutam com calma e sinceridade, serão sempre interessantes e inteligentes.

Cada pessoa é inteligente com as coisas que aprendeu.

Img: Is she there? by *ploop26

3 comentários:

  1. porquê tanto blog (?) , porquê de alguns estarem fechados (?) , qual o propósito de cada um (?) e, essencialmente, gostei imenso desta, digamos, alegoria :)

    ResponderEliminar